REABILITAÇÃO AUDITIVA UTILIZANDO O MÉTODO AURIORAL E A PERSPECTIVA DA APLICAÇÃO CLÍNICA EM TERAPIA INDIVIDUAL E EM GRUPO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
De Oliveira, T. C. G. ;
Freitas, M. V. F. F. ;
Ferreira, N. L. M. S. ;
Martins, L. F. ;
Viana, Y. B. ;
Fidêncio, V. L. D. ;
Deperon, T. M. ;
Mundim, F. M. ;
Pereira, V. R. C. ;
Silva, I. M. C. ;
INTRODUÇÃO: A deficiência auditiva causa diversos prejuízos no desenvolvimento do indivíduo, independente do grau, tipo e etiologia da perda. Dentre estes estão os déficits em linguagem, cognição, fala e comunicação, além de restrições sociais, fator determinante para o isolamento. Tal perda, demanda a intervenção por tecnologias assistivas como AASI e/ou implante coclear, sendo que para maiores progressos com o uso dos dispositivos eletrônicos, se estabelece a necessidade de intervenção terapêutica com profissionais da fonoaudiologia. No que se refere às abordagens terapêuticas, o método aurioral tem como foco proporcionar à criança melhorias nas habilidades auditivas, que por consequência impactam positivamente no desenvolvimento da fala e da aprendizagem, por meio do estabelecimento de metas que direcionam a aplicação de estratégias e técnicas. O profissional que realiza a terapia individual tem como intuito conhecer e trabalhar as demandas de cada paciente por meio de uma visão clínica centrada. Por outro lado, no atendimento em grupo, o terapeuta tem como objetivo uma intervenção baseada na interação social e na expansão das trocas de diálogo, proporcionando diversas experiências e auxiliando no estabelecimento de vínculo entre os indivíduos, oferecendo uma convivência mais próxima da realidade. OBJETIVO: Comparar os os benefícios na reabilitação auditiva aurioral individual e em grupo. MÉTODO: Foi realizada uma revisão de literatura com busca nas bases de dados: PuBMed, Lilacs e SciElo, entre o período de 2010 a 2023. Os descritores utilizados foram: (“hearing rehabilitation” OR “aurioral rehabilitation” OR “reabilitação auditiva” OR “reabilitação aurioral”) AND (“group” OR “terapia em grupo”) AND (“fonoaudiologia”). Os critérios de inclusão dos artigos foram estudos sobre atendimento fonoaudiológico individual e em grupo que tratassem sobre a reabilitação auditiva com o método aurioral, nos idiomas inglês e português. Os critérios de exclusão foram estudos em formato de monografias, trabalho de conclusão de curso, resumos e atas de congresso. RESULTADOS: Foram encontrados 55 artigos, e após a análise de elegibilidade, dez foram selecionados, observou-se que para pessoas com perdas de audição, o uso de AASI e/ou IC unidos à intervenção fonoaudiológica são de suma importância para o desenvolvimento de linguagem, fala e habilidades auditivas. Nota-se, ainda que a principal diferenciação refere-se à intervenção grupal, com ela ocorre a redução do isolamento e a possibilidade de compartilhamento de conhecimentos, gerando melhorias na relação social que influi positivamente na linguagem e comunicação, com a reabilitação auditiva individual são trabalhadas as demandas do indivíduo, gerando um atendimento exclusivo às necessidades de cada usuário, priorizando habilidades não necessariamente aplicadas que podem algumas vezes se distanciar do contexto comunicativo e social do indivíduo. CONCLUSÃO: Observou-se que os temas são encontrados de maneira isolada, não sendo possível identificar estudos comparativos dos dois tipos de intervenção. Esse fato, manifesta a necessidade de uma análise criteriosa comparando a efetividade entre as diferentes perspectivas do atendimento individual e do atendimento em grupo.
Araújo, Manuela Luchesi Brazil e Freire, Regina Maria Ayres de Camargo. Atendimento fonoaudiológico em grupo. Revista CEFAC [online]. 2011, v. 13, n. 2 [Acessado 26 Janeiro 2023], pp. 362-368. Disponível em:
Clayton, O., & Simonian, A. A. (n.d.). Intervenções para perda auditiva sensorioneural: o que mostram as revisões sistemáticas Cochrane? https://orcid.org/0000-0002-2221-9535
Duarte, Janaína Luciane e Brazorotto, Joseli Soares. Análise das estratégias utilizadas em um grupo terapêutico pedagógico para auxiliar o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças com deficiência auditiva. Revista Brasileira de Educação Especial [online]. 2009, v. 15, n. 3 [Acessado 26 Janeiro 2023], pp. 471-484. Disponível em:
Miguel, Juliana Habiro de Souza e Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby. Reabilitação auditiva na criança: adesão ao tratamento e ao uso do aparelho de amplificação sonora individual. Audiology - Communication Research. 2013, v. 18, n. 3, pp. 171-178. Disponível em: <>. Epub 14 Out 2013. ISSN 2317-6431.
Ribeiro, Vanessa Veis et al. Grupo terapêutico em fonoaudiologia: revisão de literatura. Revista CEFAC [online]. 2012, v. 14, n. 3 [Acessado 26 Janeiro 2023], pp. 544-552. Disponível em:
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