38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

REABILITAÇÃO AUDITIVA PRÉ E PÓS-LINGUAL EM USUÁRIOS DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Ferreira, N. L. M. S. ; Freitas, M. V. F. F. ; Martins, L. F. ; Viana, Y. B. ; Correa, L. N. P. ; Fidêncio, V. L. D. ; Deperon, T. M. ; Oliveira, T. C. G. ; Silva, I. M. C. ; Canto Pereira, V. R. ;

INTRODUÇÃO: A deficiência auditiva é multifatorial e está diretamente associada a acometimentos em qualquer faixa etária. Durante a infância, a perda auditiva gera diversos impactos ao desenvolvimento da criança, comprovando a necessidade de uma intervenção o mais precocemente possível, visto que o período pré-lingual é importante para o amadurecimento do sistema auditivo e o desenvolvimento da plasticidade neuronal da via auditiva. Sendo assim, quaisquer atrasos nessa fase ocasionam interferências nas habilidades auditivas, cognitivas e de linguagem. Sob outra perspectiva, a perda da audição em indivíduos pós-linguais causa implicações mais evidentes no meio social e na interação com seus familiares. Desse modo, a reabilitação em perdas tardias busca também reduzir níveis de isolamento social, e possíveis quadros depressivos, além de declínios cognitivos. Após a confirmação do diagnóstico de deficiência auditiva, faz-se necessário o uso de tecnologias assistivas em audiologia, acompanhadas da reabilitação auditiva, para a obtenção de melhores resultados. OBJETIVO: Elucidar os objetivos das terapias de reabilitação auditiva em indivíduos pré e pós-linguais. MÉTODO: O presente estudo foi realizado por meio de busca nas bases de dados: PubMed, Lilacs e Scielo, entre os anos de 2013 e 2023, com descritores: (“hearing rehabilitation" OR “aural rehabilitation”) AND ("children" OR adults”). Foram adotados os seguintes critérios de inclusão: textos em inglês, português ou espanhol, estudos que se referiam a terapia de reabilitação auditiva em usuários de implante coclear (IC) ou aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Os critérios de exclusão foram: monografias, trabalhos de conclusão de curso e resumos. RESULTADOS: Em busca preliminar com os descritores supracitados, foram encontrados 97 artigos. Destes, quatro foram selecionados por focar a reabilitação auditiva no objetivo proposto. Evidenciou-se que apesar da terapia de audição com usuários de implante coclear e/ ou o AASI ter propósitos em comum, essa também apresenta divergências atreladas ao seu período de aplicação. A reabilitação auditiva em usuários com surdez pós-lingual, prioritariamente, auxilia em melhorias na cognição e também na percepção do som em ambientes não tratados acusticamente, independente do momento em que foi aplicada a intervenção, influenciando positivamente na inserção social desses indivíduos. Entretanto, para os indivíduos pré-linguais, nota-se a necessidade de intervir com as tecnologias o mais precocemente possível, a partir do diagnóstico da deficiência, em razão do período crítico da maturação e desenvolvimento da audição. Posteriormente, com o auxílio do fonoaudiólogo na reabilitação auditiva, o foco será estratégias para a aquisição de linguagem e fala. CONCLUSÃO: Foi observado que, apesar do funcionamento das tecnologias assistivas ocorrer da mesma forma em todos os períodos da vida, foram observadas demandas diferentes em usuários antes e depois do desenvolvimento de linguagem e fala. Foram encontrados trabalhos que destacaram a terapia auditiva pré-lingual como focalizada na aquisição da linguagem oral, enquanto a reabilitação pós-lingual enfatizou o aperfeiçoamento da percepção de fala em ambientes ruidosos e efeitos na qualidade de comunicação e de vida.

Morros-González, E., Morsch, P., Hommes, C., Vega, E., & Cano-Gutiérrez, C. (2022). Retomando los sonidos: Prevención de la hipoacusia y rehabilitación auditiva en las personas mayores. Revista Panamericana de Salud Pública, 46, 1. https://doi.org/10.26633/RPSP.2022.86
Moradi, S., Wahlin, A., Hällgren, M., Rönnberg, J., & Lidestam, B. (2017). The Efficacy of Short-term Gated Audiovisual Speech Training for Improving Auditory Sentence Identification in Noise in Elderly Hearing Aid Users. Frontiers in Psychology, 8. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00368
Moberly, A. C., Vasil, K., Baxter, J., Klamer, B., Kline, D., & Ray, C. (2020). Comprehensive auditory rehabilitation in adults receiving cochlear implants: A pilot study. Laryngoscope Investigative Otolaryngology, 5(5), 911–918. https://doi.org/10.1002/lio2.442
Karawani, H., Jenkins, K., & Anderson, S. (2018). Restoration of sensory input may improve cognitive and neural function. Neuropsychologia, 114, 203–213. https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2018.04.041
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.986
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/986


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