APLICAÇÕES PRÁTICAS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA A ATUAÇÃO DE EQUIPE MULTIPROFISSIONAL - VIVÊNCIAS A PARTIR DE UM MINICURSO
Santos, A. S. ;
Doutrelepont, D. W. ;
Basile, A. A. ;
Schotkis, I. C. ;
Zambeli, J. G. A. ;
Stigger, F. S. ;
Costa, P. R. ;
Menegotto, I. H. ;
Boscolo, C. C. ;
Soldera, C. L. C. ;
Introdução: No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi estabelecida através da Lei nº 10.436/2002, que a define como uma forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Sendo assim, na sociedade atual, é essencial que os profissionais das mais variadas áreas possuam conhecimento sobre esta forma de comunicação, visto que, no país, cerca de 5% da população possui alguma dificuldade auditiva, e destas, 1,8% faz uso da Libras. Neste contexto, o “Minicurso de Língua Brasileira de Sinais” foi idealizado visando demonstrar a importância do domínio da língua especialmente na formação de profissionais da saúde, propondo capacitá-los para tornar eficaz a comunicação com deficientes auditivos, visto que falhas nos diálogos entre esses atores põem em risco a assistência prestada e prejudica o vínculo, o diagnóstico e o tratamento, além de gerar desconforto para ambas as partes. Portanto, o conhecimento multidisciplinar da língua brasileira de sinais auxilia na promoção da inclusão e na quebra das barreiras comunicacionais. Objetivo: Relatar a experiência proporcionada pelo Minicurso de Língua Brasileira de Sinais e suas contribuições, na visão de acadêmicos, de modo a refletir sobre a importância do conhecimento da Libras nas equipes multidisciplinares. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Foram realizadas seis aulas de uma hora cada, com enfoque no uso de Libras na área da saúde. Além disso, foram passados conteúdos que abordaram questões familiares, perguntas a serem trabalhadas em uma sessão de anamnese, os membros da família, possíveis queixas sobre esse paciente, doenças mais comumente encontradas na população, questões médica e questões audiológicas, verbos de ação, histórico familiar e de moradia dessa paciente. Ademais, foram disponibilizadas atividades domiciliares para complementar o Minicurso, totalizando 12 horas. Resultados: Alcançou-se uma melhor compreensão por parte dos discentes a respeito da relevância da Língua Brasileira de Sinais no atendimento em saúde e as contribuições positivas desse conhecimento na vida do paciente. Além disso, foi possível trabalhar o vocabulário em saúde e formas mais humanizadas de atendimento. Conclusão: A difusão do estudo da Língua Brasileira de Sinais tem suma importância para a inclusão social de deficientes auditivos. O seu ensino para futuros profissionais da saúde colabora para com o melhor funcionamento do sistema de saúde, uma vez que forma profissionais habilitados para o manuseio de pacientes com essas necessidades especiais. Da mesma forma, a promoção de aulas de LIBRAS para alunos das áreas da saúde vai ao encontro do princípio de Acessibilidade do SUS, tornando-o mais eficiente e mais capaz de promover o cuidado de todos os brasileiros.
BRASIL. Governo Federal. Lei nº Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 25 jan. 2023.
LÍVIA, K. et al. A IMPORT NCIA DA LIBRAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. [s.l:s.n.].Disponívelem:
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