38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

CONHECIMENTOS E ATITUDES SOBRE A SAÚDE AUDITIVA INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO FAMILIAR
Saters, T.L. ; Alvarenga, K.F. ; Araújo, E.S. ;

A família possui convivência diária com a criança e, portanto, apresenta um papel fundamental nas diferentes etapas do programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida, inclusive na identificação das perdas auditivas adquiridas ou de manifestação tardia. Desta forma, é importante que os pais apresentem conhecimentos sobre aspectos do desenvolvimento típico, indicadores de risco e formas de tratamento, para uma possível identificação de alteração e maior adesão ao processo de diagnóstico e reabilitação. Neste contexto, o objetivo desse estudo foi investigar os conhecimentos prévios e as atitudes dos familiares sobre a saúde auditiva infantil. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, realizado de julho a dezembro de 2022, com aprovação do comitê de ética, parecer 5.386.536. Participaram 135 famílias, oriundas de três municípios do estado de São Paulo e de um município do Rio Grande do Norte. Utilizou-se um questionário de estudo prévio, adaptado ao contexto brasileiro, com 25 questões divididas em categorias: 1-indicadores de risco para a perda auditiva sensorioneural; 2-crenças populares; 3-otite média e fatores de risco para perda auditiva condutiva; 4-identificação e intervenção. Para todas as perguntas, há três opções de respostas: sim, não ou não sei. Foi atribuído um ponto para cada resposta “sim”, e pontuação zero para as respostas negativas ou “não sei”, sendo considerado “pouco conhecimento” o total de 0 a 12 pontos e “bom conhecimento” de 13 a 25 pontos. Adicionalmente, contém seis questões referentes às atitudes em relação aos serviços de audiologia infantil, sendo de 0 a 3 pontos considerado atitude negativa e de 4 a 6 pontos, atitude positiva. Em cada localidade, o fonoaudiólogo responsável pela triagem auditiva neonatal entregou o questionário aos pais antes de realizar fornecer qualquer orientação ou realizar a triagem auditiva neonatal. Além disso, foram obtidas informações da idade, nível de escolaridade e renda dos participantes. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial com o Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24, sendo adotado p-valor de 0,05. Da casuística total, 83,7% foram representadas por mães e 16,3% por pais. Com relação à avaliação de conhecimentos prévios, 80 (59%) participantes apresentaram “pouco conhecimento” e 55 (41%) “bom conhecimento”. Constatou-se influência da cidade no nível de conhecimento prévio em saúde auditiva e ausência de efeito da idade, renda familiar, nível de escolaridade e do participante da pesquisa (pai ou mãe) no escore do questionário. Em relação às atitudes, apenas 5 (3,7%) participantes, com faixa etária entre 16 e 28 anos, tiveram atitude negativa sobre os serviços de audiologia infantil. Diante do exposto, conclui-se que embora a maioria dos pais tenham apresentado atitudes positivas sobre os serviços de audiologia infantil e interesse em aprender sobre o tema, o nível de conhecimento atual dos familiares está aquém do esperado para a atuação ativa na prevenção e identificação da perda auditiva em seus filhos. Ressalta-se a importância de estudos que proponham soluções para o empoderamento da família em todas as etapas do programa de identificação e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida.

OLIVEIRA, P. S.; PENNA, L. M.; LEMOS, S. M. A. Desenvolvimento da linguagem e deficiência auditiva: revisão de literatura. Revista CEFAC, v. 17, n. 6, p. 2044–2055, dez. 2015.

WOLFF, G. S.; GOULART, B. N. G. DE. Percepção dos pais sobre os distúrbios fonoaudiológicos na infância. Journal of Human Growth and Development, v. 23, n. 2, p. 177–183, 2013.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.996
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/996


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