38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

INSTRUMENTOS DE QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM PERDAS AUDITIVAS: REVISÃO DE ESCOPO
Trescastro, M.P ; Reis, R.A. ; Conacci, B.J. ;

INTRODUÇÃO: A perda auditiva causa impacto na comunicação, socialização e desempenho educacional. A qualidade de vida é um indicador que pode contribuir para a análise dos benefícios decorrentes de intervenções terapêuticas, contribuindo com a mensuração de resultados em serviços, que podem influenciar o processo de tomada de decisão para a definição de políticas públicas voltadas à população, ou identificar potencialidades e fragilidades nas ações já vigentes. OBJETIVO: Identificar instrumentos validados que avaliem a qualidade de vida de crianças e adolescentes com perda auditiva, usuários de próteses auditivas. METODOLOGIA: Para a extração dos dados, foi escolhida a Revisão de Escopo. Foram realizadas leituras prévias de artigos e manuais, complementadas por discussões com especialista, reunião com bibliotecária, diversas experimentações e adequações para a definição da chave de busca. Apoiados pelo Manual do Instituto Joanna Briggs e Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews, foi definida a questão, por meio da estratégia mais adequada, no caso, População, Conceito e Contexto. Optou-se por trabalhar com o acesso CAFe, pelo portal de periódicos CAPES, inicialmente, os Mesh Terms foram explorados, para a escolha dos descritores, articulados por operadores booleanos. Também foram incluídas palavras-chave em título e resumo. A partir da busca realizada nas bases de dados previamente selecionadas PubMed, Web Of Science e Embase, foi possível selecionar quatro instrumentos que se encaixaram nos critérios de inclusão. Não houve restrição de língua ou período. RESULTADOS: Todos os questionários foram desenvolvidos em inglês. O Quality of Life Measure for Adolescents and Children (2010), com versões separadas para crianças (35 itens) e adolescentes (47 itens), contempla uma faixa etária entre 7 e 17 anos. O Youth Quality of Life Instrument-Deaf and Hard of Hearing Module (YQOL-DHH), (2011), para adolescentes entre 11 e 18 anos possui 32 itens entre 3 domínios: Autoaceitação, Estigma percebido e Participação. É único com versão concomitante em outra língua (Tamil). The Impact of Hearing Loss on Children (IHL-C) (2015), o mais extenso dos questionários, com 69 itens entre 6 domínios: Implicações educacionais, Integração social, Bem-estar psicossocial, Fala, Linguagem e comunicação, Relações familiares e Funcionamento geral. Já o Hearing-Related Infant/Toddler and Parent Quality of Life (HIP-QL) (2020) separa 17 itens entre 4 domínios: auditivo/comunicação, comportamento, temperamento, gestão e fatores dirigidos pelos pais. Este é o único que apresenta versão para pais de bebês e crianças. Todos os instrumentos envolveram, de alguma forma, opinião de especialistas, participação dos pais/cuidadores, crianças e adolescentes na construção dos itens. Houve significativa variação no número de participantes envolvidos no processo, de 19 a 420 pessoas, em relação aos testes de validação realizados. Assim, recomendou-se uma análise da qualidade metodológica dos estudos, em andamento. CONCLUSÃO: Evidencia-se que, nas plataformas buscadas, há uma ausência de instrumentos disponíveis para a língua portuguesa falada no Brasil. A utilização de instrumentos específicos é fundamental para contribuir com a avaliação da Política Nacional de Saúde Auditiva e o resultado dos procedimentos de intervenção clínica conduzidos a partir de suas diretrizes.

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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.997
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/997


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