38º Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

EI- ESCUTA INFANTIL: ANÁLISE DA USABILIDADE DE UM APLICATIVO DESTINO ÀS FAMÍLIAS
Saters.T.L. ; Alvarenga,K.F. ; Jacob,L.C.B. ; Araújo.E.S. ;

Com a popularização dos smartphones surge a possibilidade de os pais acompanharem o desenvolvimento de seus filhos por meio de aplicativos. Especificamente na saúde auditiva infantil, tal ação pode representar uma estratégia em potencial e complementar aos programas de triagem auditiva neonatal, com vistas a ampliar o acompanhamento auditivo e de linguagem em diferentes localidades do país. Assim, o aplicativo “EI- Escuta Infantil” foi criado com o intuito de promover a educação em saúde auditiva de forma interativa e auxiliar os familiares no acompanhamento, tendo como base os marcadores do desenvolvimento. No entanto, a elaboração de uma ferramenta em si não é suficiente, é fundamental se certificar que os sistemas interativos sejam apropriados aos usuários, às suas funções, tarefas e atividades e que não haja resultados negativos no uso. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi analisar a usabilidade do aplicativo EI-Escuta Infantil, desenvolvido como solução tecnológica para o acompanhamento auditivo das crianças por familiares. Trata-se de um estudo exploratório descritivo quanti-qualitativo, caracterizado por teste de usabilidade, aprovado pelo comitê de ética, parecer 5.386.536. A avaliação da usabilidade foi realizada por 10 juízes, idade média de 34 anos, incluindo estudantes, mães, docentes e pesquisadores em Tecnologia da Informação (T.I) e Fonoaudiologia. Para análise quantitativa foi utilizado o System Usability Scale (SUS) que contém 10 afirmativas com cinco opções de resposta em escala Likert entre “1 - discordo totalmente” e “5 - concordo completamente” e o Net Promoter Score (NPS), que consiste na pergunta “Qual a probabilidade de você recomendar o aplicativo a um outro usuário?”, a resposta varia de 0 ("nada provável") a 10 ("extremamente provável"). Além disso, realizou-se análise qualitativa das opiniões dos participantes quanto às sugestões de melhorias. Para análise estatística descritiva e inferencial utilizou-se o Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24, com p-valor de 0,05. Todos os juízes avaliaram o app com uma pontuação superior ao percentil 50 proposto pelo instrumento, com escore total médio de 74, classificado como boa usabilidade. A ANOVA a um fator evidenciou que existiu efeito da categoria dos juízes sobre o escore de usabilidade obtido (p= 0,010), com menor escore para os profissionais de T.I. Em relação à pergunta de satisfação final, realizada por meio da ferramenta NPS, do total de 10 juízes, oito (80%) responderam “10” na escala Likert, um avaliador respondeu “8” e outro avaliador respondeu “6”. Seguindo os critérios do NPS 80% dos juízes seriam ‘promotores’, ou seja, dariam publicidade positiva ao produto, 10% seriam “indiferente” e 10% “detratores”, com publicidade negativa. Esses dados revelaram que os avaliadores provavelmente indicariam o aplicativo a outros usuários. As sugestões de melhorias foram principalmente dos profissionais T.I, relacionadas à validação de dados. A partir das apreciações dos juízes foram realizadas melhorias no produto previamente à publicação do aplicativo na Google Play. Com estes resultados conclui-se que o aplicativo “EI-Escuta Infantil” possui boa usabilidade e tem amplo potencial para ser utilizado por familiares para o acompanhamento do desenvolvimento auditivo e de linguagem nos primeiros anos de vida.

CUNHA, K. DA C. et al. Qualidade da Coparentalidade e o Estresse em Pais de Crianças com Paralisia Cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021.

LEWIS, J. R. The System Usability Scale: Past, Present, and Future. International Journal of Human–Computer Interaction, v. 34, n. 7, p. 577–590, 30 mar. 2018.

RODRIGUES, D. S. et al. Aplicativos móveis e sua contribuição para pais sobre o desenvolvimento infantil. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e57710414336, 24 abr. 2021.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.998
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/38eia/anais-trabalhos-consulta/998


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